Psicopedagogia Clínica No RJ

Psicopedagogia Clínica No RJ

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Entrevista sobre Psicopedagogia

A psicopedagoga Manuela Bousquet explica tudo sobre a psicopedagogia, para que ela serve, como é realizado os diagnósticos e tratamentos, entre outras dúvidas.

Se você tem mais dúvidas sobre o tema, deixe a sua pergunta.
Ouça a entrevista no site: 
http://www.oqueepsicopedagogia.com.br/a-psicopedagoga-manuela-bousquet-explica-tudo-sobre-a-psicopedagogia/



1 - Qual a função da Psicopedagoga?
R: A psicopedagoga é uma profissional que atua em diversas áreas da educação, do trabalho e até mesmo da saúde de uma pessoa. Em cada um desses setores a psicopedagoga tem uma função distinta, na escola irá atuar na parte de coordenação pedagógica ou como orientadora dos estudantes e até mesmo dos professores.
A psicopedagoga também pode atuar na área da saúde, diagnosticando, orientando e fornecendo atendimento e tratamento para as dificuldades de aprendizagem. Não é preciso recorrer apenas a escola na hora de sanar as dificuldades de aprendizagem, as mães podem lançar mão de outros recursos como solicitar o serviço de uma psicopedagoga para auxiliar a criança. Os métodos de diagnósticos da psicopedagoga são variados e vão de encontro a levantar todos os problemas da criança. Geralmente é feito o uso de técnicas lúdicas para que a criança se sinta mais a vontade e assim possa se expressar melhor.
A função do psicopedagogo (a) consiste em identificar as dificuldades de aprendizagem que em determinado momento da vida podem atravessar o período de desenvolvimento com objetivo de sanar tais dificuldades. Inicialmente buscamos realizar uma entrevista com os pais ou responsáveis na qual alguns objetivos do trabalho psicopedagógico são esclarecidos. O profissional deve buscar nesta entrevista, obter o máximo de informações sobre a história de vida do paciente e o conhecimento sobre o contexto sócio cultural no qual esta inserido: Obter informações e dados sobre a situação familiar; Informar e explicar aos pais qual é a situação do seu filho na escola; ver e captar a capacidade de mudança e flexibilidade da família; ouvir as explicações ou as questões dos pais; solicitar a colaboração da família para poder entender melhor o que está ocorrendo e/ou tentar introduzir mudanças que melhorem a situação da criança na escola.
Entrevista completa no site.